Friday, May 4, 2007

Aquecimento Global

Aquecimento Global
Efeito de estufa- é a propriedade da atmosfera terrestre em armazenar o calor, que tem sido agravado pela acção do Homem com a emissão de gases que aprisionam as radiações de uma forma semelhante a uma estufa. Este efeito permite a entrada de radiação na atmosfera, mas reduz a sua perda por reflexão.

Ø Cria-se na atmosfera um efeito de estufa que impede a ocorrência de oscilações térmicas significativas, a que a maioria dos planetas do nosso sistema solar se encontra sujeito.
Ø A variação da concentração dos gases com o efeito de estufa estará na origem de muitas alterações climáticas que se encontram no registo geológico (rochas e fósseis). Existem provas geológicas de que a Terra passou por grandes alterações climáticas.
Ø Medições ao longo dos anos revelam um crescimento assustador na concentração de CO2. O uso de combustíveis fosseis é o principal responsável por este aumento.
Ø Para além do CO2, existem outros gases de estufa, que absorvem radiações IV, provocando, como tal, o aquecimento. A sua concentração tem aumentado muito nos últimos anos. São exemplos desses gases:

@ Vapor de água
@ Metano, proveniente das radiações microbianas de fermentação e explorações petrolíferas.
@ Ácido nítrico (HNO3) e Óxido de azoto (N2O), provenientes da queima de biomassa e uso de fertilizantes químicos na agricultura.
@ Clorofluorcarbonetos (CFC’s) e outros hidrocarbonetos usados na refrigeração, solventes, retardadores do fogo e spray’s. Estes gases têm uma capacidade de absorção de raios IV superiores ao CO2.


Consequências do efeito estufa

Os cientistas e a sociedade encontram-se actualmente a discutir as causas e consequências das alterações atmosféricas com a redacção de protocolos internacionais para a diminuição da emissão de gases com efeito estufa. É um facto que as concentrações de CO2 e outros gases de estufa têm vindo a aumentar na atmosfera como resultado da actividade humana.
O aquecimento global perturbará o regime e distribuição das chuvas, alteração das correntes marinhas, maior intensidade e frequência de cheias e vento ciclónicos, redução da biodiversidade, alteração da produção agrícola e aumento da desertificação.


Efeito de estufa pode ser prevenido e minimizado

Para prevenir e minimizar o efeito de estufa têm de ser adoptadas as seguintes directrizes:
Ø Estabelecer e cumprir um máximo mundial para as emissões de CO2 , mediante limitações do uso de combustíveis fósseis na industria e nos transportes;
Ø Efectuar acordos internacionais para por fim à emissão de CFC’s;
Ø Deter a desflorestação e incrementar a plantação de árvores em vastas áreas actualmente desflorestadas;
Ø Sensibilizar para a conservação de energia e apostar em forma de energias renováveis;
Ø Fomentar a escolha pelos transportes públicos.


§ A poluição atmosférica pode dever-se a fontes naturais ou resultantes da actividade humana, particularmente dos veículos motorizados e da industria, podendo ser combatida com recursos a técnicas actualmente disponíveis.
§ O CO2 que se produz da queima de combustíveis fósseis intensifica o efeito estufa. O metano, os CFC’s, entre outros, também contribuem para o efeito estufa.
§ O aquecimento global provocará um aumento do nível da água do mar, uma modificação do padrão climático e a extinção de muitas espécies.




"A atmosfera terrestre não é apenas um produto biológico mas, mais provavelmente, uma construção biológica: não viva, mas como a pele de um gato, as penas de uma ave ou o revestimento de um ninho de uma vespa, um prolongamento de um sistema vivo criado para manter um determinado meio envolvente. Pequenos desvios na concentração de gases podem ter efeitos catastróficos."
James Lovelock, Gaia, in Um novo olhar sobre a Terra






No comments: