Monday, April 16, 2007

Protecção e Conservação da Natureza

Protecção e Conservação da Natureza
A sustentabilidade da vida só é possível se os sistemas naturais continuarem a funcionar, por isso tem que se tomar medidas de protecção e conservação da natureza, eliminado os resíduos e os lixos.

Resíduos


São todos os materiais provenientes da actividade humana e animal, normalmente sólidos, que são considerados inúteis e indesejados.

Os resíduos industriais incluem lixo proveniente de instalações industriais, como por exemplo, pneus, sucata, óleo, etc.
Os resíduos perigosos são todos queles que apresentam um perigo imediato ou temporário à vida humana, vegetal ou animal, como por exemplo, o lixo proveniente dos hospitais e das intalações biológicas.
Os resíduos sólidos urbanos (RSU) representam o lixo doméstico que é produzido pela sociedade de consumo. No passado, a quase totalidade dos objectos utilizados eram de origem animal ou vegetal e decomponham-se naturalmente. Hoje, isso nao acontece porque o potencial tecnológico e científico desenvolvido permitiu o fabrico de uma enorme variedade de novos materiais, cuja utilização provoca consequências graves.



Lixeiras

As lixeiras consistem em depósitos não controlados de lixo. Neste depósito de lixo, além de não haver vedações, os resíduos não são cobertos e não há controlo de acessos, permitindo, assim a descarga clandestina de resíduos pergiosos; não existem impermeabilizações, nem tratamento das águas contaminadas, produzidas durante a biodegradação dos resíduos orgâncios. As lixeiras provocam, ainda, libertação de gases para a atmosfera, os quais contribuem para o efeitos de estufa ou, no caso de ficarem retidos, podem ocasionar incêndios.
Por tudo isto, as lixeiras provocam a contaminação dos solos, dos rios e das águas subterrâneas, a libertação de fumos e de odores desagradáveis e até, a proliferação de roedores. Desta forma, constituen um risco para a saúde pública e para a degradação da paisagem da Natureza.

Aterro sanitário

Um aterro sanitário representa uma evolução em relação à deposição incontrolada em lixeiras, porque consiste numa forma de deposição controlada de resíduos.
Ao contrário do que acontece com as lixeiras, um aterro sanitário é um local que tem em conta vários parâmetos de funcionamento:
Ø É realizada uma impermeabilização dos locais com camadas de argila e de revestimentos de plástico, de modo a reduzir os riscos de poluição e contaminação dos lençois de água subterrâneas e de solos próximos e subjacentes;
Ø A proveniência dos resíduos é devidamente controloda;
Ø A deposição dos resíduos é feita ordenadamente, procedendo-se à sua compactação com o objectivo de diminuir o volume ocupado pelos mesmos;
Ø Os resíduos são cobertos, diariamente, com terra, a fim de diminuir os odores desagradáveis, de diminuir o risco de incêndio e para evitar a dispersão de materiais;
Ø O biogás (mistura de gases) produzido é extraído e as águas lixiviantes (são o resultado da percolação de água através de massa de resíduos, acompanhada de extração de materiais dissolvidos ou em suspensão) são tratadas em ETAR’s;
Ø Faz-se a monitorização do impacto ambiental, durante a operação e após o seu encerramento;
Ø Existe uma vedação total do local.

Quando é atingida a cota de enchimento, o aterro é selado. Para tal efectua-se o recobrimento dos resíduos com camadas de terra. A área que era ocupada pelo aterro fica interdita à construção e é ocupada por zonas verdes, campos de jogos e jardins públicos.

Inceneração

A incineração é um processo em qual os resíduos são destruidos por via térmica, geralmente com recuperação de energia. Um instalação de incineração, de acordo com a legislação, é "um equipamento técnico afecto ao tratamento de resíduos por via térmica com ou sem recuperação de calor produzido por combustão, abrangendo o local de implantação e o conjunto da instalação constituído pelo o incinerador, seus sistemas de alimentação por resíduos, por combustíveis e pelo ar, bem como os aparelhos e dispositivos de controlo das operações de incineração, de registo e de vigilância contínua das condições de incineração".

O processo de incineração permite a redução do volume de resíduos através da combustão, com temperaturas da ordem dos 1100 ºC. Este tipo de sistema só tem utilidade para eliminar resíduos combustíveis, não apresentando vantagens para outros materiais como vidros e metais. Por outro lado, a incineração da matéria orgânica, não é interessante sob o ponto de vista energético uma vez que este material, devido ao seu elevado teor em água, possui um baixo poder calorífico.

A incenaração possui diversos impactos ambientais, dos quais, a energia calorífica que é transformada em energia eléctrica ou vapor, águas residuais, gases, cinzas e escórias. O efluente originado pelo arrefecimento das escórias e pela lavagem dos gases, de acordo com a legislação da União Europeia, é considerado um resíduo perigoso, pelo que terá de sofrer um tratamento adequado.
Os gases resultantes da incineração têm de sofrer um tratamento posterior, uma vez que na sua composição se incluem diversas substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, mecúrio, crómio, arsénio, cobalto e outros metais pesados, ácido clorídrico, óxidos de azoto e dióxido de enxofre, dioxinas e furanos, clorobenzenos, clorofenóis e PCBs.

Compostagem

A compostagem é uma forma de atenuar o problema dos resíduos, dando um destino útil aos resíduos orgânicos. É um processo natural de decomposição biológica. Evita assim a acumulação de resíduos em aterro e devolve à terra os nutrientes de que necessita, transformando um problema numa solução.
A compostagem é um processo biológico aeróbio, em que é promovida a decomposição da fracção orgânica dos resíduos sólidos (RS) e da qual resulta a formação do composto, material estável, semelhante ao húmus.
Este material estável melhora as características do solo, nomeadamente a estrutura e porosidade de solos arenosos e calcários; melhora a retenção da água e de nutrientes, melhora o arejamento, reduz a erosão e de acordo com alguns estudos, diminui a ocorrência de determinadas pragas das plantas; pode ser usado em relvados, jardins, quintais, em plantas envasadas ou até como cama de gado.


1 comment:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.